fbpx

Obra aprovada no PNLD 2021 – Ensino Médio
CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0665L21603

O que pode acontecer quando um grupo de bichos revolucionários toma o poder em um sítio para organizar um regime justo e igualitário?
Com características de fábula, este romance trata de um ideal de justiça que é posto em prática, provocando uma grande mudança, e de como essa mudança é conduzida. O texto leve e ágil, gostoso de ler, nos leva a esse sítio, onde tantos acontecimentos e transformações radicais acontecem nesta distopia – ao contrário da utopia –, um lugar de opressão e desespero.
George Orwell publicou O Sítio dos Bichos em 1945, na Inglaterra, e o livro se tornou um dos mais lidos de todos os tempos – uma obra tão importante, que, além dos vários reconhecimentos que recebeu, foi incluída na seleção dos Melhores Livros do Mundo Ocidental, da Encyclopaedia Britannica. Prepare-se: essa leitura dá o que pensar!

FIQUE POR DENTRO DA OBRA
CONHEÇA AS PROPOSTAS DE TRABALHO COM O LIVRO

Obra aprovada no PNLD 2021 – Ensino Médio
CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0665L21603

Caro professor,
Pretendemos, com este material, convidá-lo para um trabalho pleno de significado com a experiência de leitura. Em sua atuação docente, você é mediador do encontro de um jovem leitor literário com o universo rico da literatura. E isso é um privilégio! Para nós, a literatura é a experiência máxima da alteridade e um sistema simbólico “por meio do qual as veleidades mais profundas do indivíduo se transformam em elementos de contacto entre os homens, e de interpretação das diferentes esferas da realidade” (CÂNDIDO, 2013, p. 25).

O autor

George Orwell é, na verdade, o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, considerado um dos maiores nomes da literatura do século XX e responsável por uma das principais distopias criadas até hoje – a obra 1984, publicada em 1949. Eric Blair nasceu em 1903, em Motihari, região da Índia que estava sob domínio britânico. Ainda na infância, mudou-se para Sussex, na Inglaterra, onde começou os estudos formais, nos quais sempre se destacou. Como bolsista, estudou em renomadas escolas privadas da Inglaterra. Muito dedicado aos estudos, foi aluno de Aldous Huxley (1894-1963), autor de Admirável mundo novo, distopia que figura ao lado de 1984 como ícone literário.

A tradutora e adaptadora

Silvana Salerno é escritora, tradutora e adaptadora especializada em literatura para crianças e jovens. Como arte-educadora, ministra oficinas de escrita criativa, literatura infantil e mitologia no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc-SP e na Câmara Brasileira do Livro (CBL). Ela também realiza palestras sobre esses temas em todo o país. Silvana é autora de 26 livros, um deles publicado no exterior, e já recebeu prêmios e distinções da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além de ter sido finalista do Prêmio Jabuti, o mais importante do cenário brasileiro, no único ano em que o prêmio contemplou Adaptação Literária. A escritora se dedica aos clássicos da literatura e à pesquisa das mitologias das culturas brasileira, africana, indígena, portuguesa e latino-americana. Diversas obras de sua autoria foram selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), pelo PNLD Literário e pelo Programa Minha Biblioteca. As obras também foram reconhecidas com a inclusão no catálogo que a FNLIJ divulga na importante Feira de Bolonha, na Itália, e no que é apresentado pela Brazilian Publishers na Feira de Frankfurt, na Alemanha.