PNLD 2022 Literário
Cara professora, caro professor, conheça cada uma de nossas obras selecionadas e aprovadas para escolha no PNLD Literário 2022 – Objeto 2, que são voltadas para os estudantes e professores da Educação Infantil, da Creche à Pré-Escola.
Aproveite para visualizar os livros na íntegra e todas as enriquecedoras experiências que os Materiais Digitais propõe para cada obra! Ah, não se esqueça de baixar um prático card para compartilhar com seus colegas educadores e educadoras, indicando o livro para adoção.
Esperamos em breve fazer parte do dia a dia de sua escola, colaborando para o desenvolvimento dos alunos e instigando cada vez mais as suas mentes e corações para o encantador mundo da literatura. 🙂
Clique na capa do livro, role a página e boa escolha!
Meu primeiro bichonário
Código PNLD: 0519 P22 02 01 000 000
ACERVOS 1 e 13
Cada bicho, uma letra. Cada letra, um bicho. Se a abelha começa com A e a baleia com B, quem será que começa com a letra Z? Para brincar de descobrir o nome de vários animais e ainda aprender o alfabeto, nada melhor do que… Meu primeiro bichonário!
Título: Meu primeiro bichonário
Autor: Marco Hailer
Ilustradora: Juliana Basile
Categoria: Creche I
Especificação de uso: Para manuseio dos bebês
Gênero literário: Prescritivo
Temas: Animais da fauna local, nacional e mundial
Campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
Marco Hailer | AUTOR
Sou o Marco, autor deste livro. Apesar de ter morado muito tempo em cidades grandes, sou caipira do interior, moleque de subir em jabuticabeira, pular cerca de arame farpado e brincar de pião. Desde que me lembro, adoro música e histórias. Algumas vezes, na correria do dia a dia, esqueço a criança que fui, mas, quando isso acontece, fico bem quietinho num canto até me lembrar do cheiro das rosquinhas da minha avó e da sensação de ficar no ar antes de pular no rio Paranapanema. Aí volto a ser eu mesmo.
Juliana Basile | ILUSTRADORA
Sou a Juliana, ilustradora deste livro. O desenho é a minha forma de expressão. Além do trabalho com livros infantis, também sou artista plástica. Nasci em Piraju, interior de São Paulo, em 1983, e desde então tenho aprimorado meu estilo e minha técnica. Sou formada em Artes Plásticas pela Unesp, fiz curso de editoração e atuo com produções autorais publicadas de forma independente.
Hora da soneca – os animais também gostam de cochilar?
Código PNLD: 0520 P22 02 02 000 000
ACERVOS 12 e 14
Tem horas que a brincadeira está boa demais, mas é preciso parar um pouco e tirar um cochilo para recarregar as energias. E os animais, será que eles também tiram uma soneca? Este livro revela os segredos de alguns bichos. Corra para o sofá e descubra lugares estranhos para uma soneca! Quem sabe, ao terminar de ler este livro, você não aproveita para relaxar também?
Título: Hora da soneca – Os animais também
gostam de cochilar?
Autor: Marcelo Jucá
Ilustradora: Fran Junqueira
Categoria: Creche II
Especificação de uso: Para que o professor leia
para crianças bem pequenas
Gênero literário: Poema
Temas: Cotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades; Animais da fauna local, nacional e mundial; Corpo humano e suas características.
Campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
Marcelo Jucá | AUTOR
Marcelo Jucá é uma raposa. É também jornalista, educador e escritor. Ele adora tomar banho e usar meias (não ao mesmo tempo!). Conheceu muitas pulgas e brincou de esconde-esconde com um camaleão. Já fez coisas legais: plantou uma árvore, virou papai e publicou alguns livros. Foi reconhecido com alguns prêmios literários e corta o próprio cabelo. É claro que adora tirar uma soneca, de preferência nas costas de uma baleia.
Fran Junqueira | ILUSTRADORA
Fran Junqueira é ilustradora e mestre em Artes Visuais. Começou sua aventura com livros infantojuvenis em 2013 e já ilustrou mais de vinte histórias. Mora no Rio de Janeiro com seus dois gatos bagunceiros, Oscar e Ceci, que adoram comida, caçar insetos e dormir em poses engraçadas.
Sementinha
Código PNLD: 0516 P22 02 02 000 000
ACERVOS 6 e 16
O ciclo da natureza é fantástico! A mudança das estações, as transformações de plantas, animais e outros seres, em harmonia e a seu tempo… E logo tudo começa de novo – é o início de um novo ciclo recheado de possibilidades. Embarque nesta história singela sobre tempo, mudança e crescimento.
Título: Sementinha
Autora: Nara Raggiotti
Ilustradora: Gabriela Gil
Categoria: Creche II
Especificação de uso: Para que o professor leia
para crianças bem pequenas
Gênero literário: Narrativo
Temas: Mundo natural, meio ambiente, plantas,
Biologia e Ciências.
Campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Nara Raggiotti | AUTORA
Olá! Eu sou a Nara, a autora deste livro. Sempre gostei muito de crianças e de tudo o que faz parte do universo infantil. Quando era menina, minha brincadeira preferida era brincar de boneca e de escolinha. Eu me formei em Geografia e dei aulas para muitas crianças e jovens. Com o tempo, percebi que por meio dos livros eu também conseguiria ensinar às crianças e ficar próxima delas. Além de livros infantis, como este que você tem nas mãos, escrevo livros didáticos. Adoro escrever sobre natureza, vida em sociedade e alimentação saudável. Espero que você goste da leitura!
Gabriela Gil | ILUSTRADORA
Oi! Sou a Gabriela e fiz todos os desenhos deste livro. Sou ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Trabalho com livros, revistas e publicações para todas as idades. Estudei Artes Visuais na Universidade Estadual Paulista (Unesp), fiz pós-graduação em Design Gráfico na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e me especializei em livros infantis e narrativa visual. Adoro dinossauros e bolo de cenoura, e estou sempre com lápis e caderno nas mãos para registrar novas aventuras. Qual será a próxima?
Será que todo mundo tem?
Código PNLD: 0517 P22 02 03 000 000
ACERVOS 11 e 21
Você já parou para pensar em como as pessoas são diferentes? Será que todo mundo sente cheiros, fala, ouve ou enxerga as coisas do mesmo jeito? Descubra, neste livro cheio de humor, a beleza da diversidade. Pois todo mundo tem a sua própria maneira de existir, de ver o mundo e de se comunicar.
Título: Será que todo mundo tem?
Autores: Cristiane Boneto e Marco Hailer
Ilustradora: Cecília Murgel
Categoria: Pré-Escola
Especificação de uso: Para que o professor leia
para crianças pequenas
Gênero literário: Narrativo
Temas: Corpo humano e suas características; Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais).
Campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
Cristiane Boneto | AUTORA
Meu nome é Cristiane, mas quase todos os meus amigos e amigas me chamam de Cris, e eu adoro ser chamada assim. Minhas coisas prediletas são: viajar, fazer arte, compartilhar ideias e conhecer novos lugares e pessoas. Sempre tive, e ainda tenho, amigos e amigas de todo jeito, e isso é o que mais me fascina! Que chato seria se fôssemos todos iguais, você não acha? Somos únicos e igualmente especiais!
Marco Hailer | AUTOR
Sou o Marco, autor deste livro. Apesar de ter morado muito tempo em cidades grandes, sou caipira do interior, moleque de subir em jabuticabeira, pular cerca de arame farpado e brincar de pião. Desde que me lembro, adoro música e histórias. Algumas vezes, na correria do dia a dia, esqueço a criança que fui, mas, quando isso acontece, fico bem quietinho num canto até me lembrar do cheiro das rosquinhas da minha avó e da sensação de ficar no ar antes de pular no rio Paranapanema. Aí volto a ser eu mesmo.
Cecília Murgel | ILUSTRADORA
Todo mundo nasce em algum lugar, e eu nasci em São Paulo, numa terça-feira de dezembro, num hospital grande e branco. O médico tinha olhos puxados e usava óculos. A enfermeira, que logo me pegou no colo, usava véu na cabeça e atendia pelo nome de Irmã Maria José. A primeira coisa que percebi ao chegar ao mundo é que as pessoas são diferentes. Estudei arquitetura e, por muito tempo, desenhei coisas que se constroem com tijolo e concreto. Depois de anos traçando retas e curvas, descobri que tem gente que desenha casas; tem gente que desenha estradas; tem gente que desenha navios; tem gente que desenha foguetes e tem gente que nem gosta de desenhar. Mas eu gosto mesmo é de desenhar sonhos! Gosto de dizer que sou desenhadora, mas, como no mundo tem gente que pensa de todo jeito, há quem ainda ache que existe um universo de pessoas grandes e outro de pessoas pequenas. Para essas pessoas, eu digo que sou ilustradora.
Palavras sapecas
Código PNLD: 0527 P22 02 03 000 000
ACERVOS 10 e 20
Às vezes, as palavras nos pregam peças, não é mesmo? Isso acontece porque elas são muito sapecas e gostam de brincar com a nossa mente: elas se escondem, mudam de lugar sutilmente, sem aviso prévio, e depois aparecem de novo! Neste livro, você vai descobrir o que acontece quando as palavras começam a brincar de troca-letras. Elas fazem uma bagunça danada… Então, prepare-se: a cada página, um pequeno desafio será lançado. Ao virar a folha, preste atenção nas mudanças, observe as ilustrações e tente desvendar o que aconteceu!
Título: Palavras sapecas
Autora: Katia Canton
Ilustradora: Gabriela Gil
Categoria: Pré-Escola
Especificação de uso: Para manuseio de crianças pequenas
Gênero literário: Poema
Temas: Jogos, brincadeiras e diversão
Campos de experiências: “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Katia Canton | AUTORA
Quando eu era pequena, me sentia diferente das outras crianças. Eu era bem tímida e, em vez de sair e me divertir com os colegas de escola, preferia ficar em casa, ouvindo minha tia Cecília contar histórias. Com o passar do tempo, a timidez foi desaparecendo (um pouco ainda ficou), mas o gosto pelas histórias permaneceu firme. Estudei Artes e hoje escrevo muitos livros ilustrados, além de realizar oficinas de arte no Brasil e em várias partes do mundo. Já publiquei cinquenta livros, muitos deles premiados.
Gabriela Gil | ILUSTRADORA
Oi! Sou a Gabriela e fiz todos os desenhos deste livro. Sou ilustradora e professora de ilustração na Quanta Academia de Artes. Trabalho com livros, revistas e publicações para todas as idades. Estudei Artes Visuais na Universidade Estadual Paulista (Unesp), fiz pós-graduação em Design Gráfico na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e me especializei em livros infantis e narrativa visual. Adoro dinossauros e bolo de cenoura, e estou sempre com lápis e caderno nas mãos para registrar novas aventuras. Qual será a próxima?
Salada de frutas – Cores e opostos
Código PNLD: 0710 P22 02 02 000 000
ACERVOS 11 e 15
Aprender é tão gostoso quanto uma salada de frutas! Este livro apresenta uma fruta de cada cor e, depois, convida o pequeno leitor a separar os ingredientes e preparar um prato delicioso, enquanto identifica os opostos. Com textos pequenos e cores vibrantes, Salada de frutas: cores e opostos faz uma saborosa combinação entre brincar e aprender, com fruição estética e incentivo para a alimentação saudável.
Título: Salada de frutas – Cores e opostos
Autora: Nara Raggiotti
Ilustradora: Lais Dias
Categoria: Crece II
Especificação de uso: Para que o professor leia para crianças bem pequenas
Gênero literário: Prescritivo
Temas: Cotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências.
Campos de experiências: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
Nara Raggiotti | AUTORA
Olá! Eu sou a Nara, a autora deste livro. Sempre gostei muito de crianças e de tudo o que faz parte do universo infantil. Quando era menina, minha brincadeira preferida era brincar de boneca e de escolinha. Eu me formei em Geografia e dei aulas para muitas crianças e jovens. Com o tempo, percebi que por meio dos livros eu também conseguiria ensinar às crianças e ficar próxima delas. Além de livros infantis, como este que você tem nas mãos, escrevo livros didáticos. Adoro escrever sobre natureza, vida em sociedade e alimentação saudável. Espero que você goste da leitura!
Lais Dias | ILUSTRADORA
Olá! Meu nome é Lais e fui eu quem ilustrou este livro. Cresci em São Paulo, cidade grande. Desenho desde que me conheço por gente. Acho que comecei a desenhar quando tinha três anos. Ficava quietinha desenhando os cachorros, as bonecas, os carrinhos e, depois, os irmãos e os amigos. Por ter essa mania, ganhei o apelido de avoada. Já na adolescência, comecei a fotografar e nunca mais parei. Depois que fiquei adulta, passei a gostar de desenhar e fotografar outras coisas também, como as frutas, que, além de deliciosas, são lindas. Aliás, minha fruta preferida é o kiwi.