Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

Que tal tirar uma soneca?


Crédito da imagem: Freepik

"A formiga vive no formigueiro. Mas tira sua soneca no cupcake de brigadeiro."

Tirar um cochilo após o almoço é um hábito muito comum para os adultos – a famosa sesta na Espanha. Nem todos podem usufruir de um tempo livre ou lugar apropriado para um cochilo vespertino, mas aos finais de semana – e principalmente depois de uma refeição farta – quem pode acaba por se permitir um descanso para recuperar a disposição.

Com os pequenos isso não é diferente. As sonecas durante o dia não só ajudam a recarregar as energias, como também auxiliam no aprendizado das informações apreendidas durante as atividades.

Pesquisas atestam o benefício

Em um estudo lançado em 2013 pela Universidade de Massachusetts (EUA), a cientista Rebecca Spencer, professora de Psicologia e Neurociência, concluiu que crianças que dormem à tarde são mais inteligentes e têm uma memória melhor.

No estudo foram avaliadas 40 crianças em idade pré-escolar. Na primeira semana as crianças pararam uma atividade de jogo da memória por 77 minutos para uma soneca e depois retornaram para a mesma atividade. Na segunda semana, as mesmas crianças se mantiveram acordadas durante o período de avaliação. No comparativo, Rebecca percebeu que na semana em que os pequenos dormiram eles tiveram 10% a mais de precisão na atividade proposta.

Por quanto tempo as crianças devem dormir?

Em entrevista ao site Maternidade Simples, a consultora do sono da MomMe Sleep Company, Fernanda Braga, explicou que o tempo da soneca pode variar de uma criança para outra. O importante é que essa pausa durante o dia não interfira no sono à noite.

Os pais devem ficar atentos aos sinais que a criança apresenta durante o dia. Esfregar os olhos, bocejar e perder interesse nas atividades são sinais que seu filho precisa descansar para recuperar a energia gasta.

Dicas para uma boa soneca

  • Tente estabelecer uma rotina de horário para o pequeno dormir e procure mantê-la também aos finais de semana (na medida do possível).

  • Para ajudar a criança a distinguir o horário da soneca da hora do sono, procure permitir que a criança durma e acorde ainda com o sol do dia.

  • Pra soneca não precisa deixar o ambiente totalmente escuro ou sem barulho. Deixe o ambiente à meia luz e permita que a criança durma onde for mais confortável. Não precisa ser apenas no berço ou na cama.

  • Não deixe que a criança durma por muito tempo para não atrapalhar o sono da noite. Se você perceber que o seu filho está passando o tempo da soneca, aumente a luz do ambiente abrindo as cortinas e janelas, e procure despertá-lo de maneira tranquila e sem estresse.

Biblioteca do Reino

Hora da soneca

Autor: Marcelo Jucá

Ilustradora: Fran Junqueira

Disponível no site

Tem horas que a brincadeira está boa demais, mas é preciso parar um pouco e tirar um cochilo para recarregar as energias. E os animais, será que eles também tiram uma soneca? Este livro revela os segredos de alguns bichos. Corra para o sofá e descubra lugares estranhos para uma soneca! Quem sabe, ao terminar de ler este livro, você não aproveita para relaxar também?

#soneca #livros #criança #sono

0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96