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Seu filho já comeu fruta hoje?


Crédito da imagem: 4045/Freepik

As frutas são parte importante de uma dieta saudável, devendo ser consumidas diariamente. Elas são fonte de vitaminas que ajudam, entre outras coisas, a aumentar as defesas do organismo e a manter fortes ossos e dentes. Além disso, são ricas em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Fáceis de digerir, ainda contêm boa quantidade de água, ajudando a hidratar o organismo.

Com tantos benefícios, não é à toa que as frutas já costumam a fazer parte da dieta da criança por volta dos seis meses de idade. De início, na maioria dos casos, elas compõem o cardápio como o único alimento sólido, passando, aos poucos, a ocupar o papel de lanches, nos intervalos das refeições.

Entretanto, à medida que a criança cresce e vai conhecendo outros alimentos, as frutas podem perder espaço na dieta, correndo o risco de serem substituídas por alimentos industrializados, pouco nutritivos e nada saudáveis. Para a nutricionista Vanessa Pietro, o exemplo é melhor incentivo para garantir que o consumo de frutas se torne um hábito. "Se os pais não têm hábitos saudáveis, não consomem frutas, dificilmente os filhos aceitarão consumi-las. Além disso, é importante disponibilizar esses alimentos e permitir que as crianças toquem essas frutas, sintam o cheiro delas e as manipulem para despertar o interesse em prová-las", explica Vanessa.

Para os que já frequentam a escola, além do consumo em casa, é importante que as frutas também estejam presentes no lanche escolar. A nutricionista lembra que a gama de opções é grande: "Frutas como banana, maçã, uva, pera, ameixa e pêssego são bem práticas para serem levadas na lancheira; outras podem ser descascadas e colocadas em potinhos, como é o caso da manga, do abacaxi, da melancia e do abacate, por exemplo".

Vanessa ressalta, ainda, que, embora não tenham os mesmos benefícios do consumo in natura sucos, vitaminas, bolos, cookies, cremes e tortas feitos à base de frutas também podem contribuir para tornar o cardápio do lanche escolar mais nutritivo. "Convidar a criança para participar do processo de preparo é uma excelente estratégia para que ela sinta orgulho do que preparou, consuma o próprio prato e ainda queira dividi-lo com os amiguinhos da escola, formando uma verdadeira corrente do bem da alimentação saudável", ensina Vanessa. A nutricionista recomenda ainda que as mães compartilhem entre si receitas saudáveis de lanches para as crianças. Segundo ela, muitas mães não preparam essas receitas porque acreditam que sejam difíceis de fazer. Na verdade, o segredo está na simplicidade: quanto mais simples, mais gostoso fica!

Então, aproveite o retorno das aulas para reforçar e propagar hábitos saudáveis e nutritivos. Certamente, eles farão grande diferença na saúde das crianças.

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Idealização: Nara Raggiotti

Desenvolvimento: Obá Editorial

Disponível no site

Aprender é tão gostoso quanto uma salada de frutas!

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