Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

Os benefícios da convivência com gatos na infância


Crédito da imagem: Freepik

Dia 17 de fevereiro é o Dia Mundial dos Gatos. Para os amantes de felinos essa data é comemorada todos os dias, mas se você não tem um bichano talvez fique em dúvida se esses animaizinhos são tão bons companheiros quanto dizem – principalmente se você tem criança em casa.

Conversamos com a Dra. Aline Soares Barbosa, médica veterinária da clínica Gattos, especializada em Medicina Felina, e separamos algumas informações muito importantes para papais e mamães que têm interesse em adicionar um gatinho à família, mas não se sentem seguros em fazê-lo.

Gatos x alergias

Uma questão sempre levantada é o risco de desenvolvimento de alergias na criança em função do contato direto com o animal, e como consequência com seu pelo. O que talvez muitos não saibam é que essa lógica é contrária à realidade. “Atualmente sabe-se que crianças que crescem e convivem com animais de estimação desde os primeiros meses de vida têm menor chance de desenvolver alergopatias no futuro”, explica a Dra. Aline Soares Barbosa.

O temperamento dos gatos

Os gatos são naturalmente mais tranquilos, porém podem ser ariscos quando querem. A preocupação com esse tipo de comportamento perto de crianças, principalmente bebês, é muito válida. Mas ainda assim não é motivo para desistir da ideia de adotar um gatinho, como explica a Dra. Aline: “As crianças são naturalmente curiosas e durante as primeiras fases de desenvolvimento ainda não controlam muito bem seus movimentos e não compreendem a natureza mais reservada dos felinos. Os gatos podem assustar-se ou ficar arredios com movimentos bruscos, carinhos excessivos e muito barulho. É necessário ensinar a criança a acariciar os gatos de forma gentil, não apertá-los, não assustá-los propositalmente, de modo a evitar mordeduras e arranhaduras acidentais".

Gato acalma

Seja pela fofura, seja pelo temperamento mais tranquilo, uma das coisas que os gatos fazem bem é acalmar os seus donos. Quem não adora quando o gatinho começa a ronronar no colo? Atualmente, alguns pacientes de doenças como Alzheimer, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo recebem como tratamento complementar a gatoterapia. Assim como na hipoterapia (terapia com cavalos), na gatoterapia a convivência com o animal ajuda na melhora do quadro clinico do paciente.

Responsabilidade

A adoção de um animal acarreta uma série de responsabilidades que podem ser compartilhadas com as crianças. Lembrar-se de dar comida, limpar a caixinha de areia e outras atividades ajudam a criar a noção de responsabilidade nos pequenos – tal como a respeitar a individualidade do animal e de todos ao seu redor.

“O contato com animais também traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Os gatos são excelentes animais de estimação, muito dóceis e companheiros, e, quanto antes a relação de amizade entre a criança e o felino se estabelecer, melhor será para ambos”, complementa a Dra. Aline.

Biblioteca do Reino

O livro gato

Autor: Silvia Borando

Tradutor: Fernando Nuno

Disponível no site

Se você não resiste a bolas de pelos macias que sabem ronronar, este livro vai conquistá-lo! Mais do que uma simples leitura, O livro gato convida o pequeno leitor a interagir a cada página, virando-a para descobrir o que o gatinho vai fazer...

#gatos #crianças #bebês #saúde

0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96