Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

A importância dos livros didáticos


Crédito da imagem: Freepik

Você sabia que dia 27 de fevereiro é o Dia do Livro Didático?

Eles estão presentes em toda a nossa vida escolar, mas nem sempre damos valor e a devida importância ao papel que esses livros têm na nossa educação. Conversamos com uma profissional da área da educação para destacar algumas informações importantes sobre esse material.

O QUE SÃO OS LIVROS DIDÁTICOS?

“O livro didático é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem”, ressalta a professora de ensino médio e fundamental Nara Raggiotti. O didático é um importante instrumento na educação de crianças e jovens. Criado como complemento às obras literárias, os livros didáticos possuem conteúdos pedagógicos que auxiliam professores e alunos no processo de aprendizagem, e na disseminação da história, ciências, matemática, entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS?

O conteúdo apresentado em sala de aula nem sempre é facilmente assimilado pelo aluno. Com o uso do livro didático, o estudante consegue rever a matéria aplicada e exercitar o conhecimento adquirido. “De um lado, ele auxilia o professor, direcionando seu trabalho e oferecendo suporte teórico e pedagógico para o preparo e desenvolvimento das aulas. Do outro lado, ele ajuda o aluno, já que nele há um conteúdo sistematizado e sintetizado, em que ele pode recorrer tanto em sala de aula quanto em casa”, acrescenta a professora Nara.

Para muitos o livro didático é o primeiro contato com um livro. E na maioria dos casos esses serão os únicos durante toda a vida. Por isso a importância do conteúdo abordado. Nara Raggiotti explica que “a produção do livro didático segue as políticas educacionais nacionais e envolve o trabalho de educadores, pesquisadores e outros profissionais da área. Dessa forma, de modo geral, ele traz um conteúdo de qualidade e adequado à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, funcionando, ainda, como uma porta de entrada para inseri-los no universo da cultura e da ciência.”

COMO CUIDAR DOS LIVROS DIDÁTICOS?

Os livros didáticos podem ser utilizados durante muitos anos. O aluno poderá usar futuramente para consulta ou até mesmo passar para outra pessoa que precise. Para garantir uma vida útil longa é importante orientar as crianças a manusearem os livros cuidadosamente. Deve-se evitar mexer nas páginas com as mãos sujas, procurar transportar em local que não permita amassar ou rasgar e também não rabiscar o interior do livro.

Biblioteca do Reino

Minhas palavras: dicionário infantil da língua portuguesa

Autor: Carlos Marques

Ilustrações: Juliana Basile

Disponível no site

Ao virar as páginas deste dicionário ricamente ilustrado, você vai encontrar várias situações da língua portuguesa, como letras de cantigas, o que é o que é, entre outras, acompanhadas de verbetes para cerca de 1.000 palavras, apresentando seus significados mais usados pelas crianças no dia a dia. Todos os verbetes contam com exemplos, ajudando você a entender e a guardar na memória as explicações, descritas em linguagem simples e prática.

CLIQUE AQUI, PARTICIPE DO SORTEIO E CONCORRA A UM EXEMPLAR AUTOGRAFADO

DO LIVRO "MINHAS PALAVRAS"

#livrodidático #educação

0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96