Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

O pequeno grande cérebro das crianças


Crédito imagem: Freepik

Como funciona o processo de aprendizado dos pequenos e como podemos ampliá-lo?

Crianças aprendem o tempo todo. Desde a hora em que acordam até o momento em que vão dormir, elas absorvem uma quantidade imensa de informações, o maior número possível. Durante a infância, é essencial o incentivo dos pais por meio de atividades e o uso de materiais que combinem os aspectos lúdico e educativo.

OS PEQUENOS EINSTEINS

Nos primeiros anos de vida, o cérebro cria mais conexões do que em qualquer outra fase, chegando a cerca de 1.000 conexões por segundo. Conforme os pequenos vão crescendo, novas áreas de aprendizado são desenvolvidas e, enquanto isso, outras são consolidadas, como, por exemplo, a identificação de sons para construção de palavras.

Até os 11 meses, os bebês conseguem identificar cerca de 800 sons (essa é a soma dos fonemas de todos os idiomas). Após esse período, a criança passa a identificar apenas os sons da língua a que é exposta, e cada idioma usa cerca de 40 sons.

APRENDER NÃO É UMA COMPETIÇÃO

Durante a primeira infância (de 0 a 6 anos), o ser humano tem facilidade em aprender, mas são o ambiente e o estímulo recebido que fazem a diferença. Quanto mais exposta a novas referências a criança for, maior será o acúmulo de informações. Isso vale também para o período escolar. Cada um desenvolve um ritmo de aprendizado diferente, cabendo aos pais e educadores respeitar esse limite e trabalhar de acordo com a capacidade da criança. Um ambiente escolar estimulante e convidativo, somado ao apoio e incentivo dos pais, tende a contribuir para a formação de jovens mais inteligentes e preparados.

DICAS

Atividades ao ar livre, música, livros interativos, socialização com outras crianças, novas tecnologias, como tablets e smartphones – usadas com moderação –, são grandes aliados, pois auxiliam no desenvolvimento da criança. A curiosidade também deve ser estimulada e valorizada nas pequenas atividades do dia a dia, como a hora da refeição, do banho, nas brincadeiras e em qualquer outro momento de interação com os pequenos.

Biblioteca do Reino

O mundo de Nino

Autora: Ann Cathrin Raab

Ilustradora: Ann Cathrin Raab

Disponível no site

Conheça o mundo de Nino! E descubra com ele o nome das coisas. Prepare-se para se divertir na casa desse ratinho curioso, e não perca o passeio pelo jardim! Os amigos de Nino também têm muitas palavras novas para lhe mostrar. Que tal bolos gostosos, flores, estrelas, formigas e festas de aniversário? O mundo de Nino tem tudo isso e muito mais!


0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96