Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

O lúdico como ferramenta de aprendizado


Crédito da imagem: Freepik

Como já mostramos aqui, o cérebro dos pequenos é uma verdadeira máquina de processamento de dados. Eles absorvem tudo o que está ao redor e usam para aprender coisas novas. Boa parte dessa facilidade em assimilar as informações se dá pela capacidade criativa das crianças, que conseguem transformar tudo em diversão por meio do lúdico.

Essa “ferramenta” utilizada pelas crianças, o lúdico, pode e deve ser melhor aproveitada tanto na educação formal quanto na rotina do dia a dia. Confira como fazer isso e ajudar o seu pequeno brincando.

O que é um conteúdo lúdico?

No dicionário, a palavra “lúdico” aparece com as seguintes definições: 1. Relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte. 2. Relativo a jogos, brinquedos ou divertimentos. E no âmbito pedagógico: Relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo.

Ou seja, sempre que trabalharmos com um assunto utilizando atividades divertidas como ferramenta de aprendizado, estamos criando um conteúdo lúdico.

Quais as vantagens?

A vantagem de usar o lúdico como ferramenta no processo de aprendizado é a possibilidade de nivelar a linguagem com a da criança, proporcionando a ela absorver o conteúdo com maior facilidade.

Como trabalhar o lúdico no dia a dia?

Um dos desafios das instituições de ensino voltadas para a primeira infância é o de estabelecer um método educacional que seja efetivo para as crianças do século XXI – que vivem conectadas no mundo virtual e expostas o tempo todo a diferentes estímulos.

Por isso, o trabalho precisa ser em conjunto: escola + pais. É importante que o uso do lúdico no aprendizado se estenda também ao ambiente familiar.

Os pais podem transformar as brincadeiras rotineiras em oportunidades para os pequenos aprenderem algo novo. Até mesmo os jogos eletrônicos podem ser trabalhados com esse propósito.

Uma das atividades mais acessíveis, e muito didática, é a leitura. Uma simples história pode trazer muitas informações novas para uma criança. E, quando o livro é totalmente pensado para essa finalidade, melhor ainda.

Além das lições morais que a maioria dos enredos apresentam, muitos livros trabalham com o apelo visual, ampliando a imaginação da criança e ajudando-a a entender melhor aquilo sendo ensinado.

Vamos colocar em prática?

Escolha os livros pelo tema de acordo com o que você pretende trabalhar com o seu pequeno. Veja se o livro fala sobre alimentação, desfralde, alfabeto, números ou até mesmo questões sentimentais, como amizade, saudade e afeto.

Depois de escolhido o tema, analise se os conteúdos (texto e ilustrações) serão assimilados facilmente pela criança e, dependendo do assunto, dê preferência aos livros interativos.

Nesse momento, você já pode avaliar qual será a melhor maneira de interação com base na personalidade do pequeno. Você pode fazer perguntas durante a leitura. Pedir para a criança recontar a história da maneira que ela entendeu. Tentar associar a história a algo que esteja ocorrendo na rotina familiar. Aplicar o que foi aprendido nas atividades do dia a dia.

As opções são infinitas. E ninguém melhor do que você para decidir o que será melhor.

Biblioteca do Reino

Números: série Vire e Descubra

Autor: Patrick George

Ilustrações: Patrick George

Disponível no site

Dez moscas estão voando, mas uma delas ficou presa em uma teia de aranha… Essa não, a aranha vai comê-la! E agora, quantas moscas sobraram? Vire as páginas transparentes e veja o que acontece em cena, até sobrar apenas uma mosca. Um livro excelente para aprender a contar, somar e subtrair brincando.


0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96