Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

Pré-adolescência: a transição da infância para a adolescência


Crédito da imagem: Freepik

Eles já não gostam de ser chamados de crianças, mas ainda não são adolescentes. A fase de transição entre a infância e a adolescência é geralmente chamada de adolescência inicial ou pré-adolescência. Geralmente, ela tem início por volta dos 8 ou 9 anos e se estende por cerca de quatro anos, quando a adolescência e as mudanças que fazem parte dela costumam se estabelecer de forma mais clara.

Muitas vezes, para quem vê de fora, a fase é vista simplesmente como uma tentativa de a criança em ser tratada como um adolescente. É como se ela tivesse vontade de crescer, de tornar-se jovem e assumir posturas e papéis que não são condizentes com sua idade.

Para quem está passando pela fase, entretanto, o processo não é tão simples assim. O pré-adolescente vivencia, de fato, física e emocionalmente, a infância e a adolescência. A fase não é uma invenção da criança ou uma tentativa de parecer mais velho; ela realmente existe e é marcada por muitas contradições. O corpo já dá alguns sinais de mudança, mas ainda guarda muitas características da infância. Emocionalmente, o pré-adolescente também já começa a buscar por uma maior autonomia, buscando sua própria identidade. Os questionamentos se tornam mais frequentes e nem tudo o que os pais pedem ou sugerem é acatado de forma pacífica.

Se, por um lado, o pré-adolescente já pode se sentir suficientemente maduro para decidir sobre sua ida ao aniversário de um amigo, por outro lado, se acha criança demais para assumir as responsabilidades extras que acabam surgindo na escola e em casa. O conflito é grande e, muitas vezes, é expresso em forma de mau humor, agressividade e introspecção.

Lidar com tantas mudanças e oscilações pode não ser tarefa fácil, mas não é impossível. Ser pai ou mãe de um pré-adolescente requer muita paciência e compreensão. O diálogo é necessário, ou melhor,

imprescindível para uma adolescência mais tranquila. Explicar à criança o que está acontecendo com ela e com o seu corpo pode ajudar, porém é preciso tomar cuidado para não minimizar ou desmerecer seus sentimentos e conflitos. Lembre-se que o pré-adolescente realmente está passando por um período de mudanças e isso, certamente, está sendo muito mais difícil para ele do que para você.

Assim como a pré-adolescência não tem dia certo para começar, ela não tem uma data para terminar. O certo é que, aos poucos, o corpo e as atitudes infantis, os brinquedos e as brincadeiras que restaram da infância ficam de vez para trás. As mudanças físicas se tornam mais aparentes e novos interesses surgem. É a chegada da adolescência e, com ela, outras tantas transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais irão ocorrer. É uma nova fase de mudanças e desafios, que deve se estender até a chegada da vida adulta.

Biblioteca do Reino

Agora nós somos os caras

Criação e ilustrações: Susann Opel-Götz Tradução: Christof Gunkel

Disponível no site

A partir de hoje, Leo e Rui são os caras! Como assim? É fácil, todo mundo sabe. É só usar óculos escuros, ouvir rock pesado no último volume e fazer todas aquelas coisas que só “os caras” fazem… Bom comportamento? Nem pensar! Tudo isso parece bem divertido… Mas será que os dois irmãos vão mesmo gostar desse novo estilo de vida?

#livrodidático #educação

0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96