Carochinha Editora | Post
  • Rainha do reino da Carochinha

Dicionário pra quê?


Crédito da imagem: Freepik

Em um mundo de troca de mensagens rápidas, linguagem informal e palavras estrangeiras sendo abrasileiradas, a preocupação de pais e professores na construção do vocabulário das crianças vem crescendo.

Se antes éramos obrigados a recorrer a diferentes livros para consulta nos trabalhos e pesquisas de escola, hoje temos um minicomputador na palma da mão para responder a qualquer pergunta. O problema é: quando não usado corretamente, o aparelho pode acostumar a criança a obter respostas de uma maneira muito fácil, desencorajando o hábito da pesquisa e limitando o aprendizado.

Um bom e velho aliado na alfabetização é o dicionário. E se você acha que ele está em desuso, mostraremos que o dicionário ainda é uma das melhores ferramentas educativas disponíveis e daremos dicas de como incluí-lo no universo de leitura dos pequenos.

Dicionário por dicionário

Compilação completa ou parcial das unidades léxicas de uma língua (palavras, locuções, afixos etc.) ou de certas categorias específicas suas, organizadas numa ordem convencionada, geralmente alfabética, e que pode fornecer, além das definições, informações sobre sinônimos, antônimos, ortografia, pronúncia, classe gramatical, etimologia etc.

Era uma vez um dicionário

A origem do dicionário, de acordo com especialistas, é europeia e remonta ao final do século XV. Um de seus objetivos era facilitar o acesso de alunos aos textos clássicos estudados nas universidades, estabelecendo uma equivalência entre as palavras do latim, ou grego, e as palavras das línguas modernas: espanhol, francês e português. Outra finalidade para a qual o dicionário foi criado era a de sistematizar o conhecimento dos idiomas que surgiam com o estabelecimento de novas nações.

Como o tempo, o conteúdo foi sendo ampliado e diferentes tipos de dicionários foram criados. Atualmente, as pesquisas costumam ser feitas nas versões online, na internet, por meio de smartphones e computadores.

Vantagens

Um dicionário não só auxilia no entendimento do significado e da escrita das palavras, mas também amplia o conhecimento a respeito do que foi pesquisado. O que, a princípio, pode parecer uma grafia ou pronúncia estranha, pode se tornar um termo que será utilizado no seu vocabulário regular.

O uso na educação

O uso do dicionário em sala de aula é um grande aliado na construção de vocabulário e como ferramenta auxiliar na aprendizagem da leitura e da escrita. Os estudantes da língua portuguesa – com tantos sinônimos, regras diferenciadas, grafias similares e diferentes usos para uma mesma palavra – dificilmente escapam de usar o dicionário durante os estudos.

Como apresentar o dicionário para a criança

Não podemos negar que um dicionário padrão não é atraente para uma criança. Por isso, é importante iniciar o contato com um tipo específico de dicionário, voltado para a faixa etária específica do pequeno leitor. Existe no mercado uma grande variedade de dicionários, incluindo aqueles criados especialmente para os novos leitores.

É importante que o texto seja simples, de preferência acompanhado de imagens, e com atividades ou outros conteúdos (como letras de cantigas) que despertem o interesse da criança.

Inicialmente, é importante que a criança entenda para que serve um dicionário e a diferença existente entre ele e os outros livros que ela costuma ler. Sempre que ela tiver dúvida quanto ao significado de alguma palavra, se acostume a ajudar a criança a pesquisá-la no dicionário.

Biblioteca do Reino

Minhas palavras: dicionário infantil da língua portuguesa

Autor: Carlos Marques

Ilustradora: Juliana Basile

Disponível no site

Ao virar as páginas deste dicionário ricamente ilustrado, você vai encontrar várias situações da língua portuguesa, como letras de cantigas, o que é o que é, entre outras, acompanhadas de verbetes para cerca de 1.000 palavras, apresentando seus significados mais usados pelas crianças no dia a dia. Todos os verbetes contam com exemplos, ajudando você a entender e a guardar na memória as explicações, descritas em linguagem simples e prática.


0 visualização

Rua Mirassol 189 ● Vila Clementino

São Paulo ● SP ● 04044-010
+55 11 3476 6616 ● +55 11 3476 6636

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

Formas de pagamento: Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Diners, Discover, Aura, JCB), Boleto Bancário, Pag Seguro e PayPal.

Formas de envio: Correios e Retirada na Sede da Editora

Copyright © Carochinha Editora, 2016. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Obá Editorial.

Estúdio da Carochinha Produção Editorial Ltda.

Rua Mirassol, 189 ● Vila Clementino ● São Paulo ● SP ● 04044-010  CNPJ: 06.222.172/0001-96