Com crianças em casa, toda atenção é necessária: evite os acidentes do | Livros Para Crianças | Loja virtual da Carochinha Editora | Brasil
Posts recentes

Com crianças em casa, toda atenção é necessária: evite os acidentes domésticos!

16 Oct 2016

 Crédito da imagem: pixabay

 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças são vítimas de acidentes domésticos, muitas vezes fatais, a cada ano. No site do Corpo de Bombeiros, você encontra várias cartilhas explicativas sobre como prevenir acidentes desse tipo. Segue abaixo um resumo que vai ajudar você a manter sua casa segura para as crianças.

 

Regras gerais

 

1. Opte pelos móveis de cantos arredondados ou use protetores de quinas em mesas, cadeiras, estantes etc.

 

2. Instale portões nas extremidades das escadas.

 

3. Proteja as tomadas elétricas.

 

4. Não deixe almofadas, bichos de pelúcia ou qualquer outro objeto no berço que possa causar sufocamento.

 

5. Instale redes de proteção nas janelas.

 

 

Cômodo a cômodo

 

1. Na sala: preste atenção aos objetos que você deixa em mesinhas laterais ou outros móveis baixos. Botões, moedas e outros pequenos objetos podem asfixiar a criança.

 

2. No quarto: mantenha apenas brinquedos adequados à faixa etária da criança e que tenham o selo do Inmetro.

 

3. No banheiro: nunca, jamais, nem por 30 segundos, deixe uma criança sozinha na banheira. Tenha tudo à mão antes de começar o banho. Mesmo que seja no chuveiro, é importante que as crianças sejam acompanhadas por um adulto. E não se esqueça do tapete antiderrapante. Ainda no banheiro, mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada. Crianças pequenas podem ser afogar em pequenos volumes de água.

 

4. Na cozinha: procure usar as bocas de trás do fogão e, ao usar as da frente, vire os cabos das panelas para o centro do fogão. Não deixe as crianças sozinhas na cozinha. Guarde objetos cortantes e pontiagudos, como facas e descascadores de legumes, longe do alcance delas. Isso também vale para fósforos e isqueiros.

 

5. Na área de lazer: se houver piscina, o ideal é instalar a grade e a tela de proteção. Ao nadar, as crianças devem usar boias e estar sempre acompanhadas por um adulto. No jardim e em vasos, tome cuidado com plantas tóxicas.

 

 

Outras dicas

 

1. Guarde os produtos de limpeza longe do alcance das crianças. Evite descartar as embalagens e não compre produtos de origem duvidosa, que, em geral, não apresentam rótulos. Isso dificulta o processo de desintoxicação em caso de acidentes.

 

2. A regra de armazenagem dos produtos de limpeza também vale para medicamentos, cosméticos e produtos de beleza, como xampus e cremes.

 

3. Não use álcool em casa. O álcool vendido em supermercados não mata germes. É apenas altamente inflamável e pode colocar a vida do seu filho em risco.

 

Em caso de acidentes, você pode ligar para o Corpo de Bombeiros, discando 192 ou 193.

 

4. Ao limpar a casa, evite os baldes de água. Se usá-los, não se descuide deles. 

 

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Siga a Carochinha!
Tags
Please reload