Biblioteca: um passeio que pode render muita história | Livros Para Crianças | Loja virtual da Carochinha Editora | Brasil
Posts recentes

Biblioteca: um passeio que pode render muita história

2 Mar 2018

Créditos da imagem: Freepik  

 

Quem tem criança pequena por perto sabe que é preciso criatividade para não cair na rotina e acabar fazendo sempre os mesmos tipos de passeios. A dica desta semana é para pais, tios, avós ou padrinhos que querem fazer um passeio diferente com a criançada sem gastar nada: a visita a uma biblioteca.

 

Grande ou pequena, fixa ou móvel, conhecer uma biblioteca pode ser uma experiência enriquecedora. Além de abrir mais uma possibilidade de a criança ter contato com os livros, também permite que ela conheça um espaço físico que, muitas vezes, é bastante diferente dos que ela costuma frequentar. Além disso, as bibliotecas podem ensinar muitas coisas sobre regras, organização e coletividade.

 

Entretanto, para que o passeio não vire uma aventura desastrada, vale a pena conversar antes com a criança e explicar a ela um pouquinho sobre o que será visto e como funcionam esses espaços. Aproveite e apresente algumas regras das bibliotecas, como falar baixo, não danificar os livros e devolver o que foi visto à prateleira ou ao bibliotecário, conforme as orientações  do local.

 

Já no espaço, incentive a criança a andar pelos corredores, escolher um ou mais livros e folheá-los. Esse é um excelente momento para incentivar a leitura, mesmo que a criança ainda não seja alfabetizada. Para encerrar o passeio, verifique a possibilidade de levar emprestado um livro para a casa. Certamente, esse prolongamento da experiência será bastante positivo para a criança, já que ela terá a oportunidade de escolher e levar para a casa algo que lhe despertou o interesse. Além disso, o empréstimo trará um outro excelente benefício: o retorno em breve à biblioteca.

 

 

Biblioteca do Reino

 

Caio vai à biblioteca

Criação e ilustrações: Liesbet Slegers

Disponível no site

 

Eu sou o Caio. Hoje, vou à biblioteca. Há muitos livros legais lá. E eu ainda posso levá-los para casa. Isso é ótimo, não é mesmo?

 

Caio é um garoto vivendo as primeiras experiências da infância: o primeiro troninho, a primeira ida a uma biblioteca, o primeiro dia na escola, o primeiro bichinho de estimação... E assim, a cada experiência, ele vai descobrindo o mundo e a si mesmo.

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Siga a Carochinha!
Tags
Please reload