A Carochinha
Especializada em livros infantis, juvenis e projetos educacionais, a Carochinha Editora se dedica a publicar obras que buscam instigar a curiosidade, a ludicidade e a inovação.
Por que a Carochinha existe?
Porque toda criança conhece o Reino da Imaginação, não importa a idade, a cultura em que ela vive, ou onde quer que esteja. Não importa se ela imagina que tem asas para voar, se espera a fada do dente ou se tem certeza de que viu aquele grande monstro verde e peludo embaixo da cama. Toda criança conhece o mundo do faz-de-conta. A Carochinha existe porque tudo o que a gente cria e constrói já foi feito de faz de conta. Nós existimos para que você nunca deixe de sonhar e imaginar. Porque imaginar é preciso.
Você sabia?
No Brasil do final do século XIX, a literatura destinada às crianças era basicamente europeia e, quase sempre, cumpria uma função estritamente escolar. Em 1894, a Livraria e Editora Quaresma lançou Contos da Carochinha, de Figueiredo Pimentel (1869-1914) — considerado o primeiro livro de literatura infantil publicado no Brasil. Com essa obra, Pimentel apresentou, pela primeira vez, narrativas que buscavam nacionalizar e popularizar — dentro do contexto histórico da época — a literatura feita para crianças. A obra foi um verdadeiro sucesso, com diversas tiragens e desdobramentos.
Quase 120 anos depois, em 2013, nasceu a Carochinha Editora — uma homenagem a essa contadora de histórias que inaugurou a literatura infantil no Brasil. Com o objetivo de não só fazer livros para crianças, mas imaginar e aprender com elas, a Carochinha se dedica a atender a todos os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, publicando literatura e projetos educacionais em sintonia com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre com o lema: “Imaginar é preciso!”.