fbpx

Um livro sobre flores, família e sentidos

Apaixonado pela natureza e pelos cheiros que ela proporciona, Alexandre Parente trouxe os aromas e perfumes que fazem parte das memórias e ajudam a eternizá-las.

Cheiro de domingo é uma daquelas obras infantis que fazem os pequenos leitores mergulharem em uma história repleta de ternura e significados.
O livro, que trata da relação carinhosa entre um avô, Alisson, e a sua neta, Maria Flor, envolve temáticas como a valorização dos momentos em família, das relações familiares e dos idosos. Mais do que isso, a obra também ajuda a criança a refletir sobre sentimentos e emoções, como a alegria e saudade, além de delicadamente apresentar a riqueza que momentos simples como um pôr do sol ou um cochilo após o almoço podem representar na vivência de uma criança.

A começar pelo título, o livro também é um convite à exploração dos sentidos, especialmente o olfato, já que Alexandre escolheu cuidadosamente, em cada passagem da história, trazer elementos que remetam ao cheiro das coisas e à memória afetiva que todos nós temos ao reconhecer aromas da infância. O autor, que é agrônomo de formação, fez questão de nomear cada um de seus personagens com nomes de flores.
A sintonia entre autores e ilustradores também é uma característica marcante dos livros da Carochinha. Para esta obra, a ilustradora paulistana Cecília Murgel buscou na variedade das cores das flores e nos formatos das plantas a inspiração para um traço singular, que enriqueceu a história com uma textura que agrada aos olhares das crianças e dos adultos, que podem igualmente se deliciar em uma leitura compartilhada com os pequenos.

Sobre o autor
Alexandre Parente é natural de Fortaleza/CE e desenvolveu sua carreira em Brasília/DF, onde estudou agronomia na UnB. Membro do Instituto Casa de Autores de Brasília (ICA), tem quatro livros publicados, sendo Cheiro de domingo a sua estreia pela Carochinha Editora. Além disso, Alexandre dedica suas atividades como escritor à visitas e encontros com o público escolar, disseminando o gosto pela leitura e pela literatura infantil.

Sobre a ilustradora
Cecília Murgel é paulistana, arquiteta e, por mais de 20 anos, dedicou-se ao desenho e projetos de Arquitetura. Em 2010, decide entrar no mundo da ilustração infantil e, como ela mesma diz, profissionalizou-se como “desenhadora”. Cecília também é ilustradoras de diversos outros títulos da editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades!

Cadastre-se e receba novidades da Carochinha Editora!

Você é educador?

Cadastre-se e acesse aos conteúdos restritos como atividades, projetos pedagógicos, vídeos de educadores, versão PDF do livro, além de descontos especiais para professores!

Fazer cadastro