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Adoção de livro escolar: como escolher a melhor obra para a minha escola?

SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR:

O Blog da Carochinha traz dicas e sugestões para auxiliar os educadores na escolha de livros para compor seus acervos e ser trabalhados com as turmas.

Quais são os temas mais importantes? Pode ser de contos ou também pode ser de poemas? E deve-se procurar conhecer o autor e o ilustrador?

Essas são algumas das perguntas que a equipe aqui no Reino da Carochinha recebe constantemente. Por isso, montamos este texto para ajudá-los nas suas escolhas.

Por Marcelo Jucá


Escolher um livro é um ato de carinho.

Escolhemos para nós histórias que despertam nossa curiosidade, que nos instigam a querer saber mais e vivenciar uma experiência de pertinho.

Quando presenteamos alguém com um livro, geralmente pensamos no gosto da pessoa, nos seus interesses por aventura, histórias de origens, mistério, poesia ou animais.

E é tão boa a sensação de quando encontramos um livro que tem “a cara” de uma criança, de uma pessoa. “Ela vai adorar”, pensamos, torcemos.

Na hora de adotar os livros que vão ser utilizados na sua escola, vale seguir o mesmo raciocínio. Afinal, a escola está selecionando livros para suas crianças.

Por onde começar

Por isso, a primeira dica é esta: realizem as escolhas com carinho e atenção.

São muitas possibilidades de livros ótimos, e cada um deles vai dialogar de um modo particular com os alunos.

São escolhas e obras especiais, pois vão fazer parte da história e do crescimento de cada criança e vão acompanhá-la por muito tempo.

Isso não é pouca coisa. São histórias que terão a chance de mudar a vida de alunos, de inspirá-los, de ampliar suas experiências, curiosidades e torná-los mais fortes.

Sigam nossas próximas dicas >>>

Por meio de alguma delas, ou com um pouquinho de todas, temos certeza de que vocês farão boas escolhas 🙂

Projeto pedagógico – o perfil das suas crianças

São tantas histórias ao mesmo tempo. Existem muitas possibilidades. Então como escolher?

Para que a escolha tenha sentido e potencialize a chance de gerar diálogos e interesses nas crianças, acreditamos que o primeiro ponto pode ser organizar as ideias. É uma estratégia simples e geralmente muito útil.

Ao organizar as ideias, fica mais fácil desenhar o perfil dos alunos e da escola, e encontrar os pontos em comum a longo prazo, ou mesmo temas que surgem mais de imediato.

Quais são as pautas e os projetos que estão aparecendo nas conversas, nos interesses das crianças?

São conversas sobre o meio ambiente? A respeito de preconceito? Racismo? Sobre a fauna brasileira? Cyberbullying? Cuidados com a saúde física e mental? Família, amizade e sentimentos?

Encontrar esses caminhos vai contribuir para gerar momentos prazerosos e de interesse dos alunos e educadores nos momentos e espaços de leitura de cada escola.

Conhecer bem o perfil dos alunos e das turmas ajudará a atrair e encantar os jovens leitores, além de instigá-los a participar das leituras e atividades propostas.

Diversidade (e diversão) narrativa: contos, poemas, biografias

Livros-álbum, contos, biografias e poemas. Planejem as escolhas complementando o quebra-cabeça narrativo. Ter diversas opções enriquece a biblioteca escolar e amplia o olhar e sua conexão com diferentes gêneros textuais e visuais.

Aventurem-se com seus alunos por diferentes propostas narrativas, que extrapolem as páginas dos livros, ampliando suas experiências e gerando, principalmente, o prazer da leitura. Assim, formam-se, automaticamente, novos leitores a cada encontro.

Cada gênero textual apresenta suas características próprias. Um livro com poemas e rimas pode gerar atividades que trabalhem e explorem a musicalidade das palavras, os encontros pelo som de palavras com significados distantes, trazendo a história de movimentos como o cordel, e assim por diante.

Os contos, gênero tão popular, rendem atividades narrativas de começo, meio e fim. E as biografias? Cruzam a linha da ficção e trazem histórias reais e inspiradoras. E se seus alunos escreverem a biografia de algum parente ou alguém próximo?

Como deu para perceber, na formação do leitor, é importantíssima a apresentação e atividades que explorem as características dos gêneros, promovendo um olhar crítico ao aluno desde cedo.

Alinhamento com a BNCC

As obras de literatura têm alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), partindo da ideia de direito ao desenvolvimento e realizando o exercício de promover a curiosidade intelectual e crítica, em prol de uma sociedade democrática e mais justa.

Estão com sua pré-seleção de livros e não conseguem definir qual escolher? Revejam os tópicos destacados pelo documento e como eles aparecem nas obras literárias de seu interesse.

Criem esse diálogo e, pensando nos seus alunos, na escola e em todas as informações pesquisadas, vocês, educadores, vão ter uma base de conhecimento responsável na hora da escolha.

Aprendizado socioemocional

Que momento histórico e importante estamos vivendo. Nunca se falou tanto sobre emoções e sentimentos. E isso faz todo sentido.

Considerando essa emergência de estar junto desde cedo com a criança para compreender e falar a respeito das emoções, os livros, naturalmente, são grandes janelas para iniciar conversas e percepções.

Ler, reler, mergulhar nas palavras e ilustrações, respirar, interpretar, organizar rodas de conversa: são muitas as possibilidades que um livro bem escolhido, de acordo com o perfil dos alunos e a demanda da escola, pode proporcionar.

Há obras que são mais diretas ao abordar as emoções, enquanto outras vão dando pistas para cada aluno, ficando os educadores com a função de preencher os espaços.

O que sua classe, o que cada turma tem trazido? A literatura pode dar a mão para muitas crianças e ajudar nessa travessia de autoconhecimento e aprendizado do mundo social, auxiliando-as a desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Os autores

Do mesmo modo que vale procurar outras opiniões sobre a obra, buscar informações sobre os autores possibilita que haja um novo laço com a obra.

Vocês podem conhecer uma história, as outras obras de quem a criou, os temas que têm abordado. Entrem nas redes sociais e acompanhem suas entrevistas, participações em eventos, seus posicionamentos, sua relação com bibliotecas e atividades escolares.

Ilustrações

As ilustrações, diferentemente de tempos atrás, são uma linguagem importantíssima dentro do livro.

Com auxílio do material do professor, saber mais sobre as técnicas utilizadas e as intenções desperta novas compreensões sobre o livro como um todo.

Além disso, obras que apresentem a diversidade e a imaginação em seus traços merecem sua atenção.

Leiam outras resenhas

Considerem buscar informações extras sobre a obra, indo além da sinopse, pois pode ser muito benéfico para o olhar geral.

Procurem, no buscador online, por resenhas da publicação, vídeos com contações de história, entrevista com os autores. Todo comentário é válido para juntar diferentes percepções e interpretações a respeito da história.

Costuma haver, também, nos sites das editoras, um espaço onde são divulgados projetos e atividades realizadas com o livro e as escolas. Aproveitem e conheçam a história da editora, suas propostas, como ela surgiu e sua forma de atuação.

E aí, prontos para escolher?

O que acharam, educadores? Nós esperamos que essas dicas práticas ajudem nas suas escolhas. Como vimos, são muitos os caminhos possíveis que podem ajudá-los a selecionar as obras.

Fizemos este texto com muito carinho, acreditando que esse carinho também vai chegar até vocês e auxiliá-los nessa trajetória.

Ficamos muito felizes em contribuir e esperamos que vocês venham nos contar depois como foi. Combinado?

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