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O meio ambiente como protagonista na literatura infantojuvenil

SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR:

O livro como ponto de partida para assuntos do meio ambiente; a narrativa como facilitador para introduzir atividades pedagógicas, discussões e promover ações entre escola, família e comunidade; plantar e semear conscientização para um planeta saudável e conexão com demais temas do cotidiano

por Marcelo Jucá

Com cartazes nas mãos, corações corajosos e uma ideia em comum, um grupo de alunos cruzou corredores da escola para transmitir aos colegas uma importante mensagem: salvar o planeta!

A ação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Cordeiro foi um dos resultados do trabalho a partir da leitura do livro “Greta e os Gigantes”.

A história é baseada na história de Greta Thunberg, a jovem sueca que chamou a atenção do mundo em 2018, com 16 anos na época, quando deixava de ir ao colégio às sextas-feiras para protestar em frente ao Parlamento Sueco.

Seu protesto, pacífico, consciente e urgente, ganhou rapidamente apoiadores locais e com a força da internet virou destaque global, passando a ser convidada para palestras, encontros com lideranças, além de ter sido duas vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Desde então Greta, uma das jovens mais influentes do planeta, tem usado sua voz inspirando milhões de pessoas, entre elas jovens e crianças, no urgente debate sobre a questão ambiental.

O livro como ponto de partida

A diretora pedagógica do Colégio Cordeiro, Márcia Maria de Sousa Sudário, conta que os trabalhos sempre visam tratar de temas atuais, conversar sobre a realidade que estamos vivendo e também a que, em breve, podemos viver.

“A questão ambiental de uns tempos pra cá tem sido muito urgente, principalmente com os grandes desmatamentos e as queimadas recorrentes”, destaca Márcia Maria.

Diante dessa pauta, selecionaram o livro “Greta e os Gigantes” para iniciar a conscientização e trocar ideias com a turma do 4º ano.

Da leitura aos cartazes

A diretora Márcia Maria nos contou o passo a passo da atividade com o livro.

•          Leitura em casa;

•          Roda de conversa sobre o livro;

•          Apresentação do vídeo da Greta do youtube: https://youtu.be/Q-TLL67SVys

•          Conversa sobre o aquecimento global, desmatamento abusivo para o agronegócio e construções

•          As crianças começaram a seguir Greta no Instagram pois, no vídeo falava sobre as redes sociais dela que ganharam muitos seguidores.

•          Realizaram um trabalho sobre a greta e apresentaram em sala: O foco do cartaz era escrever o que quisessem sobre a greta. Também responderam a um questionário sobre o livro para sabermos o que entenderam sobre a leitura.

No mês de setembro como forma de linkar com o assunto, usamos o dia da árvore para voltar a temática do livro. As crianças fizeram cartazes inspirados nas manifestações organizadas pela Greta e realizaram uma passeata pelas salas do Colégio.

Importante notar como uma ação inspira outra de forma natural. O papel do livro nesse caso foi fundamental, inclusive, para trabalhar de forma interdisciplinar com os vídeos e os cartazes.

A oportunidade de ler sozinho, folhear cada página, tanto na escola quanto em casa, compartilhar com a família, colegas, voltar na história, prestar atenção nas ilustrações. O respiro que o objeto livro, frente aos vídeos, por exemplo, exige e fortalece a necessidade atenção de cada criança.  

A transição entre as mídias possibilita aos alunos experimentarem diferentes linguagens de textos, cada qual com seus enfoques e tempos de absorção.

Além da sala de aula: outras possibilidades

A educadora Alessandra Mota, do Colégio Marupiara, conta que também se interessou pelo livro de cara por conta do tema e por outro detalhe: “Ele fala de questões referentes ao meio ambiente e é contado por uma criança.”

O ponto de destaque na história de Alessandra e seus alunos que queremos compartilhar é que assim que a obra foi adotada pelo colégio, o planeta atravessou a catastrófica pandemia da Covid-19.

No momento cheio de incertezas e medos, a educadora foi encontrando meios de seguir em frente com a turma e potencializar a discussão e diálogos.

“Quando eu adotei este livro, estávamos confinados na pandemia e o ensino totalmente on-line. Foi bem complicado falar e vivenciar meio ambiente, mas criei um Padlet (figura abaixo). Pois achei este formato mais eficaz e colaborativo na época”, relembra.

Da história da jovem Greta, os alunos criaram uma rede de perguntas e respostas muito rico e pertinente:

Do desmatamento do Brasil, os tipos de vegetação no território, os animais em extinção e a relação do indígena com a natureza.

Alessandra Mota destaca, por fim, que “um livro é um complemento ao que vemos e ouvimos sobre o assunto. Ele  vira o lúdico e o palpável para as crianças”.

Um meio eficiente e acessível a todos.

Temas urgentes

No artigo, destacamos a inspiração de livros para o debate e atividades na Preservação do meio ambiente.

Contudo, existem outras questões tão urgentes quanto, e precisam entrar e estar presentes nas conversas entre alunos, educadores e suas famílias, como bullying, empatia, saúde emocional, as relações das redes sociais e fake news, e discussões sobre o momento de ressignificado dos povos originários, negros e imigrantes, para começar.

E os livros sempre podem ser um tipo de portal, que vai transportar os leitores a diferentes locais e provocá-los a refletir mais sobre a vida em sociedade e o importante papel de cada um no planeta.

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