fbpx

O que é o PNLD e o papel fundamental dos gestores e professores!

SOBRE O QUE VAMOS CONVERSAR:

A equipe da Carochinha Editora responde às principais dúvidas relacionadas ao PNLD. O que é? Para que serve? Quem escolhe? Como participar? E por que as redes de ensino desempenham um papel tão importante nas escolhas dos títulos. Confira a seguir:

Por Marcelo Jucá

O PNLD é um programa governamental que seleciona obras didáticas, pedagógicas e literárias, para serem distribuídas em escolas públicas de forma gratuita.

Os livros habilitados são distribuídos pela parceria MEC e FNDE. Mas quem escolhe, de forma democrática, o material mais adequado para cada escola, são os gestores e professores.

As redes de ensino recebem os livros escolhidos, os que melhor se adequam ao cotidiano de cada escola, antes do início do período escolar. O programa é referência mundial e apoia na formação de estudantes de todo o Brasil.

PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, é um programa do governo federal.

Envolve a avaliação, compra e distribuição de materiais didáticos, pedagógicos e literários para as escolas públicas.

As obras são materiais de apoio à prática educativa para estudantes, professores e gestores da rede federal, estadual e municipal de ensino.

O programa faz uma escolha minuciosa dos materiais, garantindo sua completa adequação aos públicos a que se destina.

Conforme dados da Abrelivros, “beneficia mais de 30 milhões de alunos e mais de 120 mil escolas em todas as regiões do país”.

Desta forma, o PNLD tem um papel importante na formação de estudantes e como apoio a professores e gestores.

Quem pode participar?

Todas as escolas públicas de educação básica das redes federal, estadual, municipal e distrital.

Além disso, de acordo com o MEC, as ações do PNLD destinam-se também a “instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público”.

Mas, atenção. De acordo com o Ministério da Educação, as escolas precisam participar do Censo Escolar do Inep para poder fazer a solicitação.

Para participar

Os responsáveis devem encaminhar o Termo de Adesão, comprovando seu interesse em receber os materiais e comprometendo-se às ações do programa.

Contudo, há períodos determinados para realizar a adesão. Para isso, é preciso realizar a consulta na página oficial do site do MEC:  Acesse aqui (https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/termo-de-adesao)

Que tipos de livros são?

São livros didáticos, pedagógicos e literários.

  • Didáticos – É o livro utilizado pelo estudante.
  • Pedagógicos – É o material feito para o professor e/ou gestor.
  • Literários – É o livro que compreende gêneros como contos, poesia, novela ou romance. Com temas como sentimentos, família, migração, aventura, e assim por diante.

Para que idade?

O programa atende 4 ciclos e ocorre de forma alternada. São eles:

  • Anos Iniciais
  • Anos Iniciais do Fundamental (1 ao 5 ano)
  • Anos Finais do Fundamental (6 ao 9 ano)
  • Ensino Médio

Ou seja, quando um edital do PNLD se inicia, ele foca em 1 dos 4 ciclos. Somente quando este ciclo finaliza as etapas, o próximo ciclo abre e assim por diante.

Os livros são acessíveis e inclusivos?

Sim, não só os estudantes, mas também os professores podem receber as mesmas obras distribuídas às escolas em formato acessível. A avaliação, compra e distribuição dessas obras também é realizada pelo PNLD.

Quem seleciona os livros?

Gestores e professores. Cada escola escolhe o seu material.

As obras habilitadas estarão disponíveis no Guia Digital do PNLD (acesse clicando aqui).

Por meio do site (a escolha é 100% online), o corpo discente e o corpo diretivo da escola vão selecionar as obras para a etapa de ensino em questão.

Período de escolhas

O correto é acompanhar o cronograma oficial do Programa, divulgado no próprio site do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pois ele sempre é atualizado.

Basta clicar em Informes PNLD e consultar o informe mais atual referente ao cronograma.

Quem são os profissionais que produzem os livros didáticos?

Os livros didáticos geralmente são escritos por pedagogos ou profissionais das respectivas áreas do conhecimento (língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte, e assim por diante).

A produção de um livro didático, no entanto, envolve muitos outros profissionais, como editores, diagramadores, cartógrafos, iconógrafos, ilustradores, preparadores e revisores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades!

Cadastre-se e receba novidades da Carochinha Editora!

Você é educador?

Cadastre-se e acesse aos conteúdos restritos como atividades, projetos pedagógicos, vídeos de educadores, versão PDF do livro, além de descontos especiais para professores!

Fazer cadastro