fbpx

Como os livros infantis podem ajudar na sala de aula?

As obras literárias exercem um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além de contribuir para a competência leitora e o próprio hábito da leitura, os livros infantis desenvolvem a imaginação e a criatividade, trabalhando também as emoções e os sentimentos. A literatura contribui ainda para as capacidades de expressar, questionar, duvidar e discutir, permitindo a formação de uma criança crítica e reflexiva.

Na sala de aula, o uso da literatura ganha ainda mais destaque. Além dos benefícios já citados, os livros do gênero possibilitam que conteúdos de língua portuguesa, matemática, história, filosofia, sociologia, antropologia, ciências, arte, geografia sejam trabalhados de forma direta ou indireta, ajudando professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem. Temas como cidadania, meio ambiente e diversidade cultural, por exemplo, que aparecem com frequência nessas obras, também podem ser explorados em sala de aula, contribuindo para formação de um cidadão ético, tolerante e consciente.

A seguir, veja algumas ideias de como usar esses valiosos recursos em sala.

Viu só? Os livros infantis podem colaborar muito com suas aulas, fazendo com que elas sejam ainda mais lúdicas e enriquecedoras. Que tal, então, agora, pensar no livro que irá usar nas suas próximas aulas? Desejamos boa sorte e que sua escolha contribua muito com seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades!

Cadastre-se e receba novidades da Carochinha Editora!

Você é educador?

Cadastre-se e acesse aos conteúdos restritos como atividades, projetos pedagógicos, vídeos de educadores, versão PDF do livro, além de descontos especiais para professores!

Fazer cadastro