Rede de supermercados St. Marche inova em ação do Dia das Crianças com participação de livro da Carochinha
Helena Antunes Ribeiro foi uma das crianças que receberam da St. Marche o livro Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, publicado pela Carochinha.
Voltada para os filhos de colaboradores de todas as unidades da rede, a ação interna promoveu momentos de conexão em família e incentivo à leitura.
A conhecida rede de supermercados de São Paulo e Grande São Paulo, St. Marche, sempre desenvolveu ações para que os filhos de funcionários visitassem os locais de trabalho dos pais. Durante a pandemia, porém, a empresa passou por adaptações por conta das restrições impostas pelo momento e buscou celebrar a data fortalecendo temas importantes para a empresa como a diversidade, por exemplo. Nessa linha, em 2022, resolveu ousar na proposta para o Dia das Crianças, buscando um contraponto em meio a uma sociedade tão conectada nos meios digitais: usar o livro físico como forma de estreitar o vínculo entre pais, filhos e famílias, estimulando momentos de contação de histórias e valorização do hábito da leitura.
Por meio de uma curadoria especial, a área de Gente da empresa selecionou títulos para crianças de 2 a 10 anos de idade — entre eles, o Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, de Lázaro Ramos, com ilustrações de Ana Maria Sena e publicado pela Carochinha — e presenteou as mais de 700 crianças na semana que antecedeu o Dia das Crianças. A ação gerou uma onda positiva na empresa.
Adriana Antunes, gerente de Loja, relatou que a filha, Helena Antunes Ribeiro de 5 anos, ficou muito empolgada com o presente e já quis ler na mesma noite: “Ela ficou encantada com a história e principalmente com os desenhos, mas uma frase ficou gravada na memória da Helena: “Só faz sentido o que é sentido”. Certeza de que uma memória afetiva foi criada. Indicamos a leitura do Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser para todas as famílias!”
Para a Carochinha, fazer parte de um projeto relevante como esse demonstra a importância e o alcance que os livros podem ter, indo muito além das salas de aula e bibliotecas, mas conquistando novos espaços e possibilidades, como no caso das ações corporativas.
“Temos certeza de que ações como essa são exemplos práticos de inteligência nos negócios, já que levar o livro e a leitura para contextos corporativos só reforça um grande movimento atual e positivo das organizações nos pilares da sustentabilidade e da responsabilidade social”, afirmam os editores Naiara Raggiotti e Diego Salerno Rodrigues.
A área de Gente da St. Marche explica como o propósito de inovação em experiência do cliente também acontece com seu público interno:
“Entendemos o contexto social do nosso país, em que muitas crianças têm limitação à educação de qualidade – e essa restrição ficou ainda maior durante os 2 anos de pandemia, em que crianças que não tinham acesso à internet foram as mais afetadas. Para nós, aqui no Marche, a inclusão é assunto que levamos à sério. Nada mais justo que proporcionar esta inclusão à leitura aos filhos dos nossos funcionários, ainda mais com um tema que tratamos com muita relevância, como o valor à diversidade”.
A rede também desenvolve outras ações voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade social, como doações de alimentos, caixas solidárias para captação de doações na frente de caixa, e a gestão de resíduos, voltada para a eficiência energética da empresa.
***********************************************